São 18 painéis de 1,84 x 88 cm, coloridos, com todos os 43 personagens – homens e mulheres – que já ilustraram ou ainda ilustram o dinheiro brasileiro, e uma minibiografia de cada um.
A realização do projeto é do Sicoob SC, com produção da Humanum Design e Comunicação e apoio do Banco Central do Brasil. A exposição permite um “passeio” pela história do dinheiro brasileiro, desde o tempo dos réis até os dias de hoje.
Além das cédulas homenagearem pessoas ilustres, elas contêm elementos da cultura, experiências científicas, versos de poetas, palácios e construções arquitetônicas, quadros, esculturas, invenções, mapas, plantas, pássaros, animais, representações folclóricas, momentos históricos, paisagens e muitos outros símbolos da identidade nacional. Por meio desse olhar é possível atravessar a história do Brasil e reviver fatos relevantes, episódios fundamentais e personagens decisivos.
Da Monarquia à República, 43 pessoas foram homenageadas nas cédulas, inicialmente aqueles que exerceram papéis de destaque na política. Mais recentemente, as homenagens se estenderam aos músicos, educadores, artistas, ecologistas, poetas, escritores – os mais ilustres brasileiros presentes no imaginário social do país.
Junto a nomes destacados como o de Augusto Ruschi, imagens da maior orquídea brasileira; com Villa-Lobos, um grupo de vitórias-régias; na cédula de Câmara Cascudo, jangadeiros e o auto do bumba-meu-boi; na homenagem a Vital Brasil, que inventou o soro antiofídico, referência à extração do veneno da cobra e no reverso da nota, uma cobra muçurana engolindo uma cascavel. Você já prestou atenção a todos os elementos que estão no dinheiro que você carrega em mãos?
A exposição “Nomes que Valem uma Nota!” apresenta, pela ordem, todas as cédulas do dinheiro brasileiro que homenageiam homens e mulheres de atuação destacada em diversos setores. Um resumo da história do país, sua natureza, sua alma, sua cultura.