A história da maior festa italiana de Santa Catarina
A Festitalia surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. Desde sua primeira edição consagrou-se como a maior festa italiana de Santa Catarina. Mesmo Blumenau sendo famosa pela cultura alemã, cerca de 50% de sua população é de origem italiana.
Desde a primeira edição a Festitália acontece na Vila Germânica (antiga PROEB). No primeiro ano a maior atração foi a Orquestra Zaccharo de São Paulo e os conjuntos regionais, com prestígio e incentivo.
Na segunda edição, buscou-se melhorias e foram oferecidos ao público expoentes da música italiana. E a partir da terceira edição a Festitália se consolidou como uma festa de família e de encontro de amigos.
Nas edições mais recentes os organizadores buscaram oferecer espaços mais amplos ao público, além de consolidar a Festitália como um evento gastronômico, trazendo pratos típicos e vinhos de excelente procedência.
Com este resgate da cultura e dos costumes do povo italiano, surgiram novos grupos na região, como Lamar Italian Show, Giro in Itália, Vecchio Scarpone, Deco e Mônica, entre outros. E também grupos folclóricos como o Belli Balli.
Nos moldes atuais, a Festitalia é um festival gastronômico e cultural no qual as maiores atrações são os pratos típicos e as apresentações de grupos folclóricos, cantores e conjuntos musicais.