História
O processo de imigração européia para o Brasil, especialmente a dos italianos para o sul do país durante o século XIX, foi fundamental para a colonização e desenvolvimento do Vale do Itajaí.
Muitas cidades preservam até hoje todas as características italianas que lhe deram origem e lutam para manter vivas as tradições culturais herdadas dos primeiros imigrantes.
O Lira Circolo Italiano di Blumenau nesta história
Aos 17 dias do mês de junho de 1952, nascia a Sociedade Recreativa e Cultural Lyra com a finalidade inicial de incentivar o Canto, o Teatro, a Música e outras manifestações culturais e recreativas da cultura alemã. Suas atividades iniciais eram realizadas no Bar Paraíso, à Rua João Pessoa, no bairro da Velha. Houve diversas mudanças de local de reuniões, inclusive um contrato com a Sociedade Desportiva Vasto Verde.
No ano de 1964, o Lyra adquiriu um terreno e, em 1965, inaugurou sua sede social e iniciava suas atividades no bairro Vila Nova. Pela falta de espaço, o stand de tiro, com arma de pressão, era dentro do salão.
30 de maio de 1989, nascia um novo clube em Blumenau
Reuniram-se alguns amigos da comunidade italiana para fundar o Circolo Italiano di Blumenau com o intuito de manter e difundir as tradições italianas no Vale do Itajaí, mais precisamente, em Blumenau. São sócios fundadores do Circolo Italiano di Blumenau: Elmo Bogo, João Tomellin, Oto Tomellin, Décio Moser, Carlinho Bogo, Alfredo Rotermel e Cláudio Antoniazzi.
A estes abnegados incentivadores da cultura italiana, juntaram-se outros, que não recusaram a oferta feita de associar-se à Sociedade Recreativa e Cultural Lyra. Aos 13 dias do mês de dezembro de 1993, após uma Assembléia Geral extraordinária dos dois clubes, Sociedade Recreativa e Cultural Lyra e Circolo Italiano di Blumenau, foram aprovadas a fusão dos mesmos e o Estatuto Social do Lira Circolo Italiano di Blumenau. O primeiro presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau foi Américo Odorizzi.
A esta fusão, somaram-se despreendimento, trabalho, doação, amor às tradições e o ideal de manter e difundir a cultura italiana. Deste trabalho nasceu a nova sede social, a Scuola d’Italiano Giuseppe Garibaldi, a Notte Italiana, a Festitália, a Settimana di Cultura, a reforma e ampliação da antiga sede transformada em Casa Nostra, e outras ações de sucesso como os Grupos Folclóricos de Dança, Canto, Teatro, Coral e Grupos de jogos e lazer como a Bocha, Truco, Canastra, Dominó, mas acima de tudo, a amizade e alegria de perpetuar as tradições trazidas por aqueles que, mesmo tendo que abandonar sua terra natal, não deixaram de amá-la e mantiveram o respeito pelas suas origens.
Assim, no ano de 2002, aos 17 dias do mês de junho, o clube completou 50 anos de existência dirigidos à construção da solidariedade, do amor às tradições, cultuando o sentido de uma boa amizade. Este é o LIRA CIRCOLO ITALIANO DI BLUMENAU – cinqüentenário.
Como característica do povo italiano, os imigrantes trouxeram sua alegria, a culinária, seu jeito expansivo de ser e a tradição da reunião entre famílias para rezar e festejar seus costumes, surgindo assim, a semente da Festitália. Hoje, a festa busca resgatar, preservar e divulgar as tradições culturais, gastronômicas e familiares dos seus antepassados.
Os descendentes de origem italiana representam mais de 40% da população de Blumenau e do Vale do Itajaí, mas todos renderam-se à alegria contagiante desta “Buona Gente”.
Associe-se ao LIRA CIRCOLO ITALIANO DI BLUMENAU, e venha integrar esta grande comunidade participando de suas tradições.