O Lira Circolo Italiano di Blumenau é resultado de uma fusão da Sociedade Recreativa e Cultural Lyra e o Circolo Italiano di Blumenau que ocorreu no dia 13 de dezembro de 1993, após uma Assembleia Geral extraordinária dos dois clubes para aprovar essa fusão e criar o Estatuto Social.
Sociedade Recreativa e Cultural Lyra
No dia 17 de junho de 1952, nascia a Sociedade Recreativa e Cultural Lyra com a finalidade inicial de incentivar o Canto, o Teatro, a Música e outras manifestações culturais e recreativas da cultura alemã. Suas atividades iniciais eram realizadas no Bar Paraíso, à Rua João Pessoa, no bairro da Velha. Houve diversas mudanças de local de reuniões, inclusive um contrato com a Sociedade Desportiva Vasto Verde.
No ano de 1964 o Lyra adquiriu um terreno e em 1965 inaugurou sua sede social e iniciava suas atividades no bairro Vila Nova. Pela falta de espaço, o stand de tiro, com arma de pressão, era dentro do salão.
Circolo Italiano di Blumenau
Em 30 de maio de 1989, reuniram-se alguns amigos da comunidade italiana para fundar o Circolo Italiano di Blumenau com o intuito de manter e difundir as tradições italianas no Vale do Itajaí, mais precisamente, em Blumenau. São sócios fundadores do Circolo Italiano di Blumenau: Elmo Bogo, João Tomellin, Oto Tomellin, Décio Moser, Carlinho Bogo, Alfredo Rotermel e Cláudio Antoniazzi.
A estes abnegados incentivadores da cultura italiana, juntaram-se outros, que não recusaram a oferta feita de associar-se à Sociedade Recreativa e Cultural Lyra. Aos 13 dias do mês de dezembro de 1993, após uma Assembléia Geral extraordinária dos dois clubes, Sociedade Recreativa e Cultural Lyra e Circolo Italiano di Blumenau, foram aprovadas a fusão dos mesmos e o Estatuto Social do Lira Circolo Italiano di Blumenau. O primeiro presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau foi Américo Odorizzi.
Fusão
Os participantes do Circolo Italiano di Blumenau receberam a oferta de associarem à Sociedade Recreativa e Cultural Lyra, que posteriormente resultou em na fusão dos clubes, com o Américo Odorizzi sendo o primeiro presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau.
A esta fusão, somaram-se despreendimento, trabalho, doação, amor às tradições e o ideal de manter e difundir a cultura italiana. Deste trabalho nasceu a nova sede social, a Scuola d’Italiano Giuseppe Garibaldi, a Notte Italiana, a Festitália, a Settimana di Cultura, a reforma e ampliação da antiga sede transformada em Casa Nostra, e outras ações de sucesso como os Grupos Folclóricos de Dança, Canto, Teatro, Coral e Grupos de jogos e lazer como a Bocha, Truco, Canastra, Dominó, mas acima de tudo, a amizade e alegria de perpetuar as tradições trazidas por aqueles que, mesmo tendo que abandonar sua terra natal, não deixaram de amá-la e mantiveram o respeito pelas suas origens.
Festitália
Como característica do povo italiano, os imigrantes trouxeram sua alegria, a culinária, seu jeito expansivo de ser e a tradição da reunião entre famílias para rezar e festejar seus costumes, surgindo assim, a semente da Festitália. Festa busca resgatar, preservar e divulgar as tradições culturais, gastronômicas e familiares dos seus antepassados.
O lançamento da primeira Festitália aconteceu em 29 de julho de 1994, no antigo Pavilhão “A” da Proeb, com o lema “Pane, Amor e Fantasia”, sob a coordenação do Sr. César Longo, Diretor Presidente.
A programação constava das apresentações das Bandas Záccaro e Orquestra, Lamar Show, Tropical Band, Giro in Italia; Encontro das Associações Ítalo-Brasileiras; Torneio Internacional de Truco e Desfile de Delegações Ítalo-Brasileras de Santa Catarina.
Nesta edição houve o lançamento do “X-polenta", criado pelo sócio-fundador Sr. Décio Moser.
Cinquentenário
Assim, no ano de 2002, em 17de junho, o clube completou 50 anos de existência dirigidos à construção da solidariedade, do amor às tradições, cultuando o sentido de uma boa amizade.
Este é o Lira Circolo Italiano di Blumenau.