Le celebrazioni
O Lira Circolo Italiano di Blumenau, junto com a Agenzia Consolare Onoraria D'Italia/Blumenau, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais e a Prefeitura de Blumenau comemoram e homenageiam os 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina.
História
Há 150 anos iniciava a grande imigração italiana em terras catarinenses, que não vieram ao acaso. Vieram atraídos pela propaganda feita pelo governo brasileiro para a substituição da mão de obra escrava, a necessidade de ocupação territorial e a baixa densidade demográfica do sul do Brasil.
O desconforto da travessia do Atlântico, o contato com a realidade brasileira, os sacrifícios e as desilusões enfrentados dificultaram o sonho de vislumbrar uma vida melhor. O que lhes restou, era enfrentar a mata virgem e manter a sobrevivência que, segundo o sociólogo Renzo Maria Grosselli, se resumia a: “vencer ou morrer”.
A essência desta epopeia, construída num cotidiano repleto de sacrifícios, transformou a identidade desses homens, mulheres e crianças.
Comissão Especial
No município de Blumenau, criou-se uma comissão especial para as celebrações dos 150 anos da grande imigração, que organizará diversas iniciativas na cidade de Blumenau e, além disso, reunirá os municípios do Vale em algumas celebrações chave, que serão oportunamente divulgadas.
Os membros da comissão foram oficialmente empossados pelo prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, no dia 20 de fevereiro de 2025, e é chefiada pelo secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann Neto, tendo a historiadora Sueli Petry como suplente. Também integram referida comissão Ulysses Kreutzfelder e Jefferson Bonelli, da Secretaria de Turismo de Blumenau, Andrey Taffner e Deputado Vicente Caropreso, pela comissão estadual dos 150 anos, Mario Tachini e Marilucia Mattedi, pelo Lira Circolo Italiano di Blumenau, e Norma Maria Da Rui, pela agência consular italiana de Blumenau.